Como as séries formarão uma geração de leitores e irão salvar os livros
Disclaimer: Eu não imaginava que esse texto ia ficar grande assim (na verdade não ficou assim taaaao grande, mas estamos na internet nã...
https://blognerdprime.blogspot.com/2014/08/como-as-series-formarao-uma-geracao-de.html

Eu nunca fui muito amante da leitura, para mim todas as coisas em um futuro próximo seriam convertidas em audiovisual e pronto, cabo livros. Bom com o tempo as obrigações do dia-dia foram me aproximando mais dos livros, mas ainda não eramos amigos, na verdade era uma relação de troca, eu dava a eles abrigo e eles me davam a ~ sensação ~ de ser foda por ter vários livros na estante (sim, uma grande estante com livros que eu nem sequer sabia o título).
Só que tão quanto eu odiava ler, eu amava tevelisão, serio, passava muito tempo vendo samerda, e grande parte da minha educação veio dela, igual a mim tem uma caralhada de gente, que também veio crescendo nessa de "escola, cinema, clube, televisão".
O mercado foi se reformulando, a TV fechada chegando... E, caralho, eu não me lembro quando (ou se um dia) tivemos tanta diversidade e riqueza de roteiros, agora, a parada não é mais escrever para a família brasileira que senta todas as noites em frente da TV e quer uma programação educativa e legal, na verdade foda-se a família brasileira mermão aqui é Curithias!!! (esse ultimo ai tira, é que sempre que xingo me sinto um corintiano).
Para reduzir (porque samerda já ta ficando bem grandinha). Cada vez os roteiristas estão mais livres e com mais dinheiros para produzir as suas ideias por mais malucas que sejam, o foco das produções finalmente mudou, agora a estória é protagonista, os atores, bom, eles vão bem obrigado, mas já não faz mais tanta diferença se essa produção tem Brad Pitt ou não, não que eu não goste dele, mas eu quero um sentido para ele estar ali.
Um grandioso exemplo disso e que eu não poderia deixar de citar aqui é Game of Thrones (vou tentar não ser um fã babaca puxador de saco, mas me perdoem se eu falhar). George R. R. Martin conseguiu criar uma história tão interessante, que podem morrer todos os personagens e você continuará a ver, porque você gosta do desenrolar das coisas e não dessa, ou daquela gostosa, com isso a uma atenção muito maior para o autor, os roteiristas... E isso vai desencadeando em uma busca por mais coisas feitas por essas pessoas, o que vai levar aonde? aonde? Aos livros, siiiiiiim, finalmente eles, ESSES LIVROS MARAVILHOSOS (ok, essa piadinha já está meio velha), mas é exatamente isso que vem acontecendo e é maravilhoso.
A tempos que eu venho me surpreendendo positivamente ao passar nas ruas e ver cada vez mais jovens com livros na mão, ou comentando que começaram a ver aquele filme/serie e não satisfeitos foram ler o livro que o originou também. Cara, essa é a revolução literária que tanto se esperava, muito esforço e investimento foi feito por Governo e afins por anos para fazer os jovens lerem em seu dia-dia (não somente por obrigação) mas quem diria essa conscientização só viria pela mídia que era tida como vila e alienadora, a TV.
Com certeza com cada vez mais jovens se interessando pela leitura, teremos uma nova safra de leitores e com certeza com os escritores tendo mais um mercado e vitrine para suas obras eles poderão criar muito mais e com isso quem ganha é universo (nossa que finalzinho com cara de pensamento da Ana Maria Braga).